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Hitachi no Brasil

Mais agilidade para o atendimento de consumidores de energia elétrica.

Mais agilidade para o atendimento de consumidores de energia elétrica

Mais agilidade para o atendimento de consumidores de energia elétrica.

Tecnologia Da Informação
  • Armazenamento de Dados
  • Brasil

Tecnologia da Hitachi contribui para aperfeiçoamento do serviço de fornecimento de energia da CPFL e do atendimento de mais de 9 milhões de pessoas.

Clientes da distribuidora são beneficiados com mais rapidez na solução de atendimento e monitoramento eficaz da rede elétrica.

O crescimento constante do número de consumidores e a saturação da base de dados demandou uma solução tecnológica capaz de melhorar a agilidade e a precisão nas atualizações do mapa da rede elétrica da CPFL e, consequentemente, o atendimento de cerca de 9,1 milhões de clientes da companhia que fornece energia elétrica em quatro das cinco regiões do Brasil.

Desafio: absorver a demanda de novos consumidores e garantir o desempenho dos sistemas de gestão de rede elétrica e de atendimento ao cliente.

CPFL - Desafio

Empresa de distribuição de energia precisava ampliar a capacidade de gerenciamento de dados de seus clientes e proporcionar mais rapidez na resolução de problemas, como falta de energia em residências, empresas, hospítais e indústrias.

Solução: plataforma de armazenamento de dados virtual apta a processar grande quantidade de informação no menor tempo possível.

CPFL - Solução

Cooperação entre Hitachi Data Systems e CPFL resulta em sistema mais robusto e capaz de processar grandes quantidades de dados com mais rapidez, na metade do tempo que a tarefa era realizada anteriormente.

Resultado: maior agilidade no processamento de dados resulta em melhor prestação de serviço para o consumidor final e segurança para os eletricistas da empresa.

CPFL - Resultado

Monitoramento ágil e preciso aumenta a velocidade das operações na rede elétrica operada pela CPFL. Com informações mais precisas e atualizadas, os eletrecistas da companhia realizam reparos de maneira mais rápida e segura. Parceria Hitachi-CPFL traz, também, benefícios na redução de custos da operação já que requer menos energia, ar condicionado e espaço no data center para funcionar.

Negócios de Inovação Social: aperfeiçoamento da gestão da rede elétrica acompanha o crescimento e norte de inovação da CPFL.

Dê play no vídeo "Estudo de Caso: CPFL (5min. 15sec.)

A CPFL, sigla para Companhia Paulista de Força e Luz, iniciou sua história em 1912, quando quatro pequenas empresas de energia uniram suas forças. Ao longo de sua trajetória centenária, esteve subordinada a diferentes instituições até que em 1997 chegou às mãos dos donos atuais, assim denominados como Grupo CPFL Energia, uma holding de fato, oficializada em 2002.

A companhia sempre norteou-se pela inovação e buscou incessantemente a atualização dos seus processos diários. Em 1986 assinou os primeiros contratos de uma empresa brasileira para compra de energia de biomassa proveniente da cana de açúcar. Para incentivar ainda mais a geração de energia limpa, em 2008, criou a CPFL Bioenergia, especializada em negócios a partir da biomassa. No ano seguinte, esteve entre os vencedores do leilão inaugural de energia eólica em solo nacional, ampliando seu portfólio de investimentos em energia renovável.

Com atuação nos segmentos de distribuição, geração e comercialização de energia elétrica e serviços de valor agregado, a CPFL tornou-se uma gigante com a virada do milênio. No ramo de distribuição, aparece na liderança, com suas nove empresas detendo cerca de 14,3 % do mercado brasileiro. Na geração de energia elétrica, é o terceiro maior agente privado do país, atendendo a 9,1 milhões de clientes, o equivalente a quase toda a população de Pernambuco.

Para continuar com essa excelência diante do aumento constante do número de consumidores e a necessidade de possuir uma rede inteligente de distribuição de energia, a CPFL precisava de uma nova solução tecnológica capaz de agilizar o acesso, a troca de informações entre toda a cadeia produtiva e o consumidor final. Em tempos em que a demanda por energia não para de crescer (a previsão é de aumento 2% por ano até 2020), a empresa brasileira procurou um parceiro com vocação para a Inovação Social. A Hitachi entende que é, sim, possível valer-se da tecnologia para ser bem-sucedido no seu modelo de negócio, e, com eficiência e economia de recursos, impactar na melhoria da sociedade sem causar danos ambientais.

“O nosso relacionamento com a Hitachi se iniciou no fim de 2014 e a partir daí nós passamos a estreitar o relacionamento e compartilhar a demanda de tecnologia que a CPFL necessitava para automatizar e acelerar todos os processos de negócio” Tiago Machado, líder técnico de infraestrutura de TI da CPFL

Usando Microscópio para Fazer a Grande Diferença no Ensino de Ciência e Tecnologia (STEM Education)

Atualmente, há uma grande preocupação de que estudantes americanos não estão recebendo a educação adequada nas matérias de matemática e ciências. Emprestando o microscópio TM3000 para escolas e universidades pelo país, a Hitachi espera ajudar alunos e professores a se interessarem mais por ciências.

Leia o Estudo de Caso completo (inglês)

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