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Agilidade do sistema de gestão da rede elétrica da CPFL melhora a experiência diária do consumidor residencial, de empresas e indústrias

Dê play no vídeo "Estudo de Caso: Resultados - CPFL" (2min. 41sec.)

Nova plataforma de armazenamento de dados virtual garante que CPFL identifique e corrija problemas na rede elétrica em menos tempo

As melhorias na gestão da rede elétrica estão presentes no dia a dia de toda a sociedade. O monitoramento mais rápido e preciso aumenta a velocidade de todas as operações, inclusive dos reparos que evitam problemas futuros e dos atendimentos aos chamados de emergência.

O curioso é que os consumidores podem nem perceber o ganho proporcionado por essa tecnologia, já que o benefício de que desfrutam é justamente a celeridade no atendimento dos call centers, a diminuição de incidentes e a resolução ágil de ocorrências em residências, empresas, hospitais e indústrias.

Ou que sequer imaginem, como mencionamos no DESAFIO, o papel desempenhado no suporte à indústria, aos negócios e, logo, à manutenção e possibilidade de crescimento de uma economia local. Sem falar na importância para setores indispensáveis à sociedade, como educação, transporte e saúde. De uma forma geral, garantindo a segurança e a eficiência energética de todo um bairro, uma cidade e uma região para que a vida siga com menos inconvenientes possíveis e o máximo de apoio para sua melhoria em diversos aspectos e campos.

Com um acesso à informação eficiente e o mapa da rede elétrica atualizado, os operadores da CPFL conseguem, por exemplo, assessorar de forma mais rápida e segura o eletricista que está em campo. Assim, o restabelecimento de energia acontece, geralmente, num tempo menor do que observado anteriormente. O mesmo vale para a instalação de novos pontos de rede elétrica, como os de uma casa recém construída e até mesmo os de um complexo industrial, o que pode ser decisivo, algumas vezes, na alavancada da economia de uma cidade ou região.

"Houve um trabalho muito expressivo de colaboração, de cocriação para que pudéssemos desenvolver uma solução para que a CPFL tenha condição de oferecer algo melhor para a sociedade" Ricardo Miura, gerente de vendas Hitachi Data System

Com um melhor panorama da rede elétrica, a empresa pode planejar com mais precisão os novos projetos. Diante de demandas maiores, de condomínios, empresas e indústrias, a CPFL conseguirá entender se há capacidade suficiente de energia elétrica no local ou se é preciso instalar uma subestação para atendê-los. Responder rapidamente a uma consulta desse tipo, permitindo o início das atividades num período mais curto, pode ser decisivo na escolha por um ou outro local e, logo, na prosperidade de uma comunidade. Essa análise anterior à instalação ainda evita erros de cálculo e comprometimentos de que a companhia pode vir a se arrepender mais tarde. Afinal, exigindo mais do que o possível da capacidade de fornecimento de energia de uma determinada área pode significar queda de luz.

Além disso, com os dados organizados, armazenados e rapidamente disponíveis, a CPFL atende com facilidade a quaisquer tipo de demandas por informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão regulador a quem tem de se reportar. Evita assim, não só as multas por tempo sem fornecimento de energia, como outros tipos de problemas. Até um descompasso da tarifa com a realidade, revisada a cada cinco anos pela agência reguladora, por entregar informações imprecisas ou desatualizadas.