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Hitachi

Entrevista com o CEO Taniguchi da Hitachi Digital:
"O Digital é um Impulsionador Importante do Crescimento"


CEO Jun Taniguchi falando sobre estratégias de digitalização

Em abril de 2022, a Hitachi, Ltd. anunciou seu novo Plano de Gestão de Médio Prazo, no qual a empresa indicou uma estratégia de crescimento centrada na digitalização como uma de suas políticas futuras. Então, quais são as estratégias de digitalização da Hitachi? Jun Taniguchi, CEO da Hitachi Digital LLC, falou sobre isso.

Os campos da digitalização que serão focados no futuro

--Primeiramente, por favor, fale sobre sua posição atual e carreira na Hitachi.

CEO Jun Taniguchi: Eu sou o CEO da Hitachi Digital LLC, que foi fundada em abril de 2022 e atualmente está localizada no Vale do Silício, EUA. Somos responsáveis pelo desenvolvimento de estratégias de digitalização para todo o Grupo Hitachi e por impulsionar a expansão do negócio Lumada (um nome genérico para soluções e serviços que alavancam as tecnologias digitais de ponta da Hitachi).

Comecei minha carreira como engenheiro front-end e mais tarde assumi o papel de supervisionar engenheiros de sistemas de controle. Em 2019, assumi o controle do gerenciamento de produtos dos negócios de eletrodomésticos e ar-condicionado da Hitachi Global Life Solutions, uma empresa que fabrica e vende eletrodomésticos e outros produtos, e este ano me tornei CEO da Hitachi Digital LLC, a posição em que estou atualmente. Quero aproveitar minha experiência para expandir os negócios de digitalização em toda a Hitachi.

--Nos últimos anos, a Hitachi e muitas outras empresas têm se concentrado em negócios relacionados à digitalização. Qual é a sua opinião sobre essas tendências?

Taniguchi: No passado, muitos modelos de negócios eram simplesmente baseados na venda de produtos mas, hoje em dia, um grande número de produtos está conectado digitalmente, e as tecnologias estão evoluindo diariamente. Acredito que a digitalização conecta produtos e torna a experiência do usuário mais conveniente e confortável.

Além disso, também vejo as áreas da Web 3.0, o metaverso e os NFTs, que são tópicos quentes recentemente, como oportunidades muito significativas. Embora essas áreas ainda estejam em sua infância, a Hitachi está atualmente explorando o que podemos fazer nessas áreas, e não tenho dúvidas de que essas serão áreas que nós nos concentraremos no futuro.

--Neste contexto, quais é sua opinião sobre o posicionamento da digitalização no seu novo Plano de Gestão a Médio Prazo?

Taniguchi: A Hitachi estabeleceu a meta de se tornar líder global nos Negócios de Inovação Social. Também acreditamos que o papel da Hitachi no fornecimento de ferrovias, energia e outras infraestruturas sociais é enriquecer a vida das pessoas e, ao mesmo tempo, ser ecologicamente correto. Para atingir esses objetivos e cumprir nosso papel, acreditamos que a digitalização é um importante impulsionador de crescimento para a Hitachi.

As quatro estratégias de digitalização

--Por favor, explique em detalhes sobre as estratégias de negócios para a digitalização, que é um impulsionador do crescimento.

Taniguchi: Desenvolvemos quatro estratégias para fortalecer e expandir ainda mais os negócios de digitalização da Hitachi. A primeira é uma estratégia de digitalização para fornecer valor aos clientes por meio de "soluções cíclicas" centradas no Lumada, que a Hitachi chama de "Ciclo de Crescimento de Negócios Lumada" e o descreve em quatro passos.

Na primeira etapa, os problemas são identificados através do pensamento do projeto (um método de pensar para encontrar soluções valiosas do ponto de vista do usuário ou do cliente). O segundo passo é construir um sistema na nuvem para resolver os problemas. O terceiro passo é expandir e aprimorar a funcionalidade do sistema, por exemplo, conectando o sistema construído ao produto para que o status operacional possa ser visualizado. Na quarta etapa, atualizamos a operação do sistema para que o cliente possa se concentrar em seu próprio negócio e, ao mesmo tempo, analisamos os dados operacionais coletados para identificar novos problemas. Através deste ciclo de crescimento, continuaremos a desenvolver o negócio Lumada.

--Quais são algumas das outras estratégias de digitalização?

Taniguchi: A segunda estratégia é a Reutilização de Caso de Clientes. Ao tornar os casos de clientes mais genéricos, eles serão mais fáceis para outros clientes reutilizarem. Acreditamos que isso beneficiará a Hitachi e nossos clientes de várias maneiras, inclusive nos permitindo fornecer nossas soluções de digitalização aos clientes mais rapidamente.

A terceira estratégia está relacionada ao fato de que devemos competir em mercados onde podemos tirar proveito das características da Hitachi. A Hitachi vem fornecendo infraestrutura social de alta qualidade e confiabilidade há muitos anos, e continuaremos a nos concentrar no campo da infraestrutura social como uma prioridade de mercado e melhorar a experiência do usuário com o poder da digitalização.

--Qual é a estratégia final de digitalização?

Taniguchi: Por último, mas certamente não menos importante, está o desenvolvimento e a expansão do capital humano digital. A Hitachi pretende aumentar a quantidade de capital humano digital para aproximadamente 100.000 trabalhadores nos próximos três anos, a fim de se concentrar em nossa estratégia de digitalização. A GlobalLogic, que se juntou ao Grupo Hitachi, tem um sistema muito bom para desenvolver capital humano, incluindo a construção de relacionamentos com universidades e o fornecendo de oportunidades de treinamento. Continuaremos a desenvolver e expandir nosso capital humano digital, enquanto incorporamos esse tipo de sistema à Hitachi.

Também acreditamos que, para garantir um capital humano digital talentoso, é importante transmitir às pessoas de fora da empresa, de maneira fácil de entender, sobre com o que a Hitachi pode contribuir com a sociedade e o valor que podemos proporcionar. Ao fazer isso, acreditamos que a compreensão e a simpatia com a Hitachi se aprofundarão, facilitando a atração de capital humano digital.

Desafios para implementar as estratégias de digitalização

--Quais são os desafios que você está enfrentando na implementação de tais estratégias de digitalização e como você está trabalhando para resolvê-los?

Taniguchi: Na minha opinião, há três desafios. Primeiro, nem sempre parece haver compreensão suficiente dentro da empresa do que pode ser feito digitalmente. Para resolver esse problema, planejamos realizar o Hitachi Digital Summit nos Estados Unidos em outubro de 2022, que contará com a presença de líderes do Grupo Hitachi.

Os clientes do Grupo Hitachi que tiveram sucesso na transformação digital (DX) serão convidados para este evento para compartilhar suas experiências de como alcançaram DX para seus negócios e aumentaram os lucros através da jornada do cliente (o processo de como os clientes decidem comprar um produto ou serviço), o que criará uma oportunidade para os participantes aprenderem. Acreditamos que isso aprofundará sua compreensão do que pode ser feito alavancando a digitalização e ajudará a acelerar o crescimento de seus negócios de digitalização.

--Quais são os outros desafios?

Taniguchi: O segundo desafio é que, para circular o Ciclo de Crescimento de Negócios da Lumada, é difícil colaborar efetivamente para atingir o objetivo devido à grande variedade das divisões e empresas do grupo envolvidas. Para resolver esse problema, acredito que a Hitachi Digital deve primeiro liderar as divisões e as empresas do grupo, enquanto cria, em conjunto, um plano de negócios e deixa os respectivos papéis claros.

Outra questão é facilitar a reutilização de casos de clientes. Embora tenha havido esforços para promover a reutilização anteriormente, tem sido principalmente da perspectiva do criador da solução, enquanto a perspectiva dos usuários tem faltado. Se as soluções não forem criadas com o envolvimento dos usuários, a reutilização de casos de clientes não avançará. Portanto, estamos atualmente trabalhando em um livro de regras para o desenvolvimento de soluções.

Esses desafios serão os obstáculos para o crescimento de nossos negócios de digitalização que estamos trabalhando para resolver.

A visão da Hitachi para uma sociedade digitalizada

--Você poderia expandir o mundo futuro que a Hitachi espera realizar através da digitalização? Taniguchi: A ide

Taniguchi: A ideia de tornar a vida conveniente e confortável, destruindo o meio ambiente global, não é mais aceitável para a sociedade. Acredito que o papel da Hitachi deve ser tornar a vida das pessoas mais confortável, segura e protegida, conservando o meio ambiente global por meio da digitalização.

O mundo que a Hitachi espera realizar no futuro é uma sociedade sustentável com bem-estar, e contribuiremos para a realização de tal sociedade utilizando a digitalização e cocriação com os nossos clientes.

  • Escrito e pesquisado por: Kai O’Connor
  • Data de Publicação: 28 de setembro de 2022

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