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Hitachi

O Que é o Conceito de “Bem-Estar”?
Uma Entrevista com um Especialista em Estudos de Bem-Estar

“Bem-estar” é um termo que está sendo cada vez mais usado nos negócios e nas notícias. Pode significar um “bom estado”, mas também pode significar “felicidade”.

O termo apareceu pela primeira vez na Carta da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1946 e, por quase 80 anos desde então, pesquisas sobre “bem-estar” foram realizadas em universidades e em outras instituições.

Então, por que houve um aumento tão grande na atenção a essa palavra-chave nos últimos anos? E qual é a relação futura entre esse conceito de “bem-estar” e o mundo corporativo?

Perguntamos ao professor Takashi Maeno, um dos principais especialistas no estudo do bem-estar e diretor do Centro de Pesquisa de Bem-Estar da Keio University Graduate School.

O que é “bem-estar”?


Takashi Maeno, professor da Escola de Pós-Graduação em Design e Gerenciamento de Sistemas da Universidade de Keio (foto: Kosei Nozaki)

-- Sr. Maeno, o senhor está envolvido no estudo do bem-estar na universidade. O que significa “bem-estar”?

Takashi Maeno: Se você procurar “bem-estar” no dicionário, encontrará os termos “felicidade”, “saúde” e “bem-estar “ listados como definições, que têm múltiplos significados. Os médicos usam “bem-estar” para significar “saúde” e, no campo do bem-estar, significa simplesmente “ bem-estar”. Tomado de forma ampla, é um conceito que se refere a “um bom estado de mente, corpo e sociedade”.

Para simplificar, “bem-estar” significa o seguinte: “O objetivo é o bem-estar duradouro para a sociedade como um todo, pensando no próprio bem-estar e, ao mesmo tempo, pensando no bem-estar de todos os outros.” Acredito que o termo se refira a tal estado.

-- Então a palavra-chave é “duradouro”?

Maeno: Sim. Não é um bem-estar instantâneo como quando você ganha muito dinheiro na loteria. É uma sensação de bem-estar duradouro, como a sensação que você tem quando vê seu filho crescer.


Sr. Maeno durante a entrevista (foto: Kosei Nozaki)

--Por que essa noção de “bem-estar” se tornou cada vez mais importante nos últimos anos?

Maeno: É por causa da crescente importância dos efeitos adversos de questões relacionadas ao meio ambiente e à pobreza. Além disso, a pandemia e várias guerras aceleraram o reconhecimento da importância do “bem-estar”.

Nos últimos anos, além disso, muitas empresas e organizações começaram a abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e a sustentabilidade e a atenção plena tornaram-se tópicos quentes.

Tudo isso está ligado ao fato de que a sociedade se tornou mais focada na saúde mental. Assim, o “bem-estar”, que tem sido estudado desde os tempos antigos, tornou-se agora mais importante.

Hoje, muitos países e empresas passaram a reconhecer que almejar o crescimento econômico por si só é inaceitável. Vivemos agora em uma sociedade que deseja um bom estado de espírito, um estado de total “ bem-estar” que inclui enriquecimento espiritual, consideração pelo ambiente global, e uma resposta às questões da pobreza.

Como o bem-estar é medido?

--As empresas que dão importância ao “bem-estar” estão aumentando. No entanto, como o bem-estar é invisível, pode ser difícil criar um padrão para medir quanto “bem-estar” está sendo alcançado.

Maeno: Eu defendo os “quatro fatores para o bem-estar” que contribuem para o bem-estar, derivados de muitos anos de pesquisa.

Eu defino a sensação de bem-estar como sendo quando esses quatro fatores estão todos satisfeitos, como um trevo de quatro folhas em que todas as folhas estão conectadas sem omitir nada.

Tomemos o empresário como exemplo. Alavancar seus pontos fortes, ser recompensado, ser grato por relacionamentos com os outros, enfrentar os desafios de forma otimista e positiva e fazer uso da sua personalidade única... quando esses fatores são alcançados ao mesmo tempo, as pessoas podem trabalhar com um estado de espírito feliz. Quando uma cultura corporativa é criada na qual todos os funcionários podem trabalhar para cumprir os quatro fatores, a empresa está em boa forma.

--Então, como exatamente o bem-estar pode ser medido usando os quatro fatores do bem-estar?

Maeno: Por exemplo, podemos realizar um questionário ou teste psicológico em todos os funcionários e mostrar o nível de satisfação dos quatro fatores em um gráfico de radar para cada indivíduo, cargo e departamento. Como os resultados de um exame físico, a distribuição desses fatores pode ser usada para visualizar se o trabalho é gratificante, se a equipe se sente conectada, e assim por diante.

Se visualizado, dividir os elementos de bem-estar e ter uma visão multifacetada é útil para melhorar a organização e uma variedade de outros propósitos. Muitas das empresas que implementaram o programa têm uma compreensão firme da importância do “bem-estar”.

Eu recomendo esses “quatro fatores para o bem-estar” para as empresas como uma diretriz para tirar vantagem do “bem-estar”. Claro, este não é o único indicador de bem-estar, e os pesquisadores podem usar uma variedade de métodos para analisá-lo, mas espero que sirva como uma referência.

Todas as indústrias tendem a se tornar indústrias de “bem-estar”


(Foto: Kosei Nozaki)

--No Plano de Gestão de Médio Prazo de 2024, anunciado em abril de 2022, a Hitachi identificou o “bem-estar” como um dos principais conceitos para a continuidade dos negócios. Como se desenvolverá no futuro a relação entre as empresas e o “bem-estar”?

Maeno: Acredito que todas as indústrias em todo o mundo se tornarão indústrias de “bem-estar” no futuro. Acho que é possível criar produtos, serviços e organizações em todos os campos que atendam às condições de “bem-estar”, tais como escritórios e trens, que devem ter como objetivo tornar as pessoas “felizes”.

E não é mais incomum que os consumidores expressem sua vontade por meio de boicotes contra empresas que não se importam com o meio ambiente ou que não melhoram o ambiente de trabalho. Da mesma forma, a atitude de uma empresa em relação ao “bem-estar” afetará seu valor corporativo no futuro.

Acredito que o conceito de “bem-estar” se espalhará ainda mais no futuro e nos moverá em direção a uma sociedade melhor. Espero que o Grupo Hitachi continue a desenvolver produtos e serviços que levem em consideração o “bem-estar”.

  • Escrito e pesquisado por: Yuichi Yamagishi
  • Data de Publicação: 22 de julho de 2022

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